É isto o que você pode fazer se quer blindar saúde e aumentar imunidade do seu filho

por | mar 4, 2019 | Gravidez e bebês

Os primeiros meses e até mesmo anos de vida de uma criança merecem atenção extra para garantir que os pequenos fiquem livre de doenças. Conheça algumas das principais e mais importantes medidas para blindar saúde e aumentar imunidade do seu filho:

Como fortalecer a imunidade da criança

1. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida é fundamental para o desenvolvimento do bebê, já que o leite materno oferece todos os nutrientes que a criança precisa para crescer com saúde. O aleitamento ainda garante a transmissão de anticorpos da mãe para o pequeno, prevenindo infecções e aumento a imunidade.

2. Quando a criança já começa a se alimentar com comidas sólidas é importante preparar um cardápio com grande variedade de alimentos de qualidade. Carnes, ovos, peixe e frutas são exemplos de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas que favorecem o bom funcionamento das células de defesa do organismo dos pequenos.

3. Excelente aliada na prevenção de gripes e resfriados, a vitamina C deve estar presente na alimentação das crianças, uma vez que fortalece o sistema imunológico e facilita a absorção de ferro pelo organismo.

4. Doenças e infecções simples em crianças normalmente ocorrem pelo contato das mãos sujas com a boca, olhos e nariz. Lavar bem as mãos dos pequenos antes das refeições e depois de ir ao banheiro é outra medida simples que favorecem a saúde.

5. Higiene é muito importante, mas tome cuidado com o excesso. É preciso permitir que a criança se suje com segurança, pois o contato com a “sujeira” do meio ambiente, como terra, barro, argila e areia fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e diversas alergias.

6. Assim como os adultos, as crianças precisam dormir bem para se desenvolver e ficarem protegidas contra doenças. Uma boa rotina de sono é importante para que o pequeno se recupere e mantenha o sistema imunológico fortalecido.

7. Banhos de sol em horários adequados, ou seja, até às 10h e depois das 16h, também são importantes para a saúde da criança. A exposição segura aos raios solares ajuda na produção de vitamina D, que também melhora a imunidade.

8. Por fim, não deixe de seguir corretamente o calendário de vacinas para que o bebê fique protegido e imune a diversas doenças.

Alimentação infantil