Beatriz Helena
Do Bolsa de Bebê
Doença que atinge mulheres em diferentes faixas etárias e que leva mais de sete brasileiras por dia para os centros cirúrgicos, segundo informações da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva junto com a Bayer, a endometriose provoca fortes dores e pode deixar a mulher infértil.
Veja também:
Endometriose: 10 dúvidas mais comuns entre as mulheres
Tipos de tratamento para a infertilidade
Endometriose
Endometriose pode deixar mulher infértil (Crédito: Thinkstock)
O que é?
Segundo o especialista em ginecologia e presidente do Congresso Mundial de Endometriose Mauricio Abrão, a endometriose é ocasionada quando o endométrio, tecido que reveste o útero, se espalha por outros órgãos da cavidade abdominal e inflama.
Causas
Entre as causas da endometriose estão a herança genética, a menstruação retrograda, alterações imunológicas ou hormonais e hábitos de vida, como rotinas estressantes e má alimentação.
Sintomas
Cólicas muito fortes, dor durante o ato sexual, transtornos urinários ou intestinais nos período menstrual e sangue nas fezes podem ser sinais da doença.
Além das dores, a endometriose também pode causar infertilidade.
Por que endometriose causa infertilidade?
O endométrio espalhado pela cavidade abdominal pode dificultar a reprodução. Veja os motivos:
- A endometriose pode gerar inflamações e aderências entre tecidos. Com os tecidos grudados, o óvulo fecundado encontra dificuldades para se locomover e se implantar no útero;
- As pacientes com endometriose ovariana pode ter dificuldade para a ovulação;
- A endometriose deixa a mobilidade das trompas diminuída e isso pode dificultar a movimentação do óvulo, dos espermatozoides e de um possível ovo fecundado;
- A endometriose pode dificultar o implante e a fixação do embrião na cavidade uterina;
- Mulheres podem ter alterações hormonais, que também podem ser causas de mais abortamentos;
Tratamento da endometriose
Além do tratamento cirúrgico, que retira os pontos do endométrio inflamado da parede de revestimento dos outros órgãos, a endometriose também pode ser tratada com remédios que inibem a produção do estrogênio, hormônio que alimenta a doença.