
Durante os meses de gestação, os futuros pais têm a oportunidade de correr atrás de informações e aprender tudo relacionado ao bebê que cresce dentro da barriga. No entanto, quando o pequeno nasce, nem sempre a teoria está aliada à realidade de ter o filho no colo.
É aí que surgem diversas dúvidas, especialmente em situações como a hora de dormir: por que meu filho acorda de hora em hora na madrugada? Será que está chorando com fome? Não consegue dormir direito? Chora de dor? Preciso amamentar para o bebê retomar o sono?
Sono e choro do bebê

Segundo especialistas da Academia Americana de Pediatria (AAP), os bebês não têm ciclos regulares de sono durante os primeiros meses de vida. Os pequenos costumam dormir de 16 a 17 horas por dia, no entanto, não são horas de sono seguidas. No máximo dormem entre 1 ou 2 horas sem acordar.
Na maioria das vezes, o recém-nascido acorda chorando – o que prontamente deixam os pais preocupados. De acordo com a pediatra Cindy Christian, esta reação é uma maneira pela qual um bebê relata se está com fome, desconfortável ou sentindo sensações muito intensas para ele.
Médicos do Hospital Infantil de Seattle, nos Estados Unidos, explicam que estar com fome é a razão mais comum que faz o bebê acordar no meio da noite e chorar. Mas não é a única. Por isso, é importante os pais conhecerem outros motivos que levam os pequenos a terem esta reação: conhecer estas causas e interagir com o bebê todos os dias ajudará os responsáveis a identificar qual é o problema – e como resolvê-lo:
1. Ingestão de cafeína pela mãe

Segundo o Hospital Infantil de Seattle, se uma mãe bebe muita cafeína durante o dia e amamenta o filho, o sono do bebê pode ser afetado. Lembre-se de que não é apenas o café que contém cafeína, mas também alguns chás, bebidas energéticas e refrigerantes.
2. Fio solto ou cabelo preso

Pode parecer bobagem para um adulto, mas os bebês se incomodam muito com um fio de roupa “esfregando” na pele ou um cabelo preso entre os dedos da mão e dos pés. Isto pode passar despercebido para a maioria dos pais e causar desconforto no bebê.
Existe, inclusive, uma doença grave relacionada a isso: é a chamada Síndrome do Torniquete de Cabelo, que acontece quando fios de cabelo ou de roupa são ingeridos e ficam enrolados em torno do apêndice, causando dor e inchaço.
3. Nascimento dos dentes

Por volta dos três meses de idade, seus bebês experimentam os primeiros sinais da dentição, ou seja, seus dentes começam a crescer. Este processo quase sempre é acompanhado por coceira intensa, desconforto e dor – o que muitas vezes desperta o bebê.
4. Troca de fralda

Ninguém gosta de ficar molhado ou sujo enquanto dorme. Muito menos se isso estiver irritando sua pele. Uma fralda suja sempre causará desconforto e, é claro, acordará seu bebê durante a noite.
5. Frio demais (ou quente demais)

Os bebês ainda não possuem habilidades motoras suficientes para se cobrir quando têm frio ou retirar a coberta, quando estão com calor. Por isso, os pais devem estar atentos à temperatura e sempre checar se o exccesso (ou falta) de roupas podem estar prejudicando a qualidade do sono do pequeno.
6. Cólicas

Quando seu bebê não está com fome, nem doente, com a fralda trocada e com a roupa adequada, mas ele ainda chora inconsolavelmente, é muito provável que tenha cólicas. Segundo a Mayo Clinic, as cólicas são episódios frequentes, prolongados e intensos de choro que ocorrem a qualquer hora do dia – mas podem ser bastante frequentes durante a noite.
O choro mais agudo e irritadiço acontece graças à imaturidade do sistema digestivo. Para os pais, pode ser muito estressante ouvir o pequeno chorar de maneira intensa e sem controle. Para aliviar as cólicas do bebê, atitudes simples como compressas quentes, massagens e cuidados com a alimentação da mãe podem ajudar.
7. Bebê doente

Como qualquer pessoa, o bebê acordará repentinamente à noite se tiver sentindo alguma dor. Em caso de doença, o choro do bebê geralmente é acompanhado de febre: portanto, se os responsáveis notarem prontamente esse sintoma, é importante entrar em contato com o pediatra.
Significados do choro do bebê
- 7 sinais revelam se o choro do seu bebê é de cólica
- Veja sinais de que o choro do bebê é por fome
- 12 razões normais pelas quais os bebês choram: calor, fralda e mais
Original Author: Raquel Ortiz Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/raquel-ortiz
Original ID value: 219281
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/219281/razones-por-las-que-tu-bebe-se-despierta-en-la-madrugada-y-no-es-por-hambre