Sabrina Sato revela dor em região comum na 26ª semana de gestação: como aliviar?

Sabrina Sato está grávida de sua primeira filha com Duda Nagle e, enquanto aguarda a chegada de sua primogênita, divide detalhes desse momento especial com seus seguidores.

Em uma postagem recente, a apresentadora – que está na 26ª semana de gestação – dividiu um sofrimento bem comum entre as gravidinhas: “Tenho sentido um desconforto na lombar. Até hoje não tive um enjoo e nem cólicas. Me sinto superbem e saudável, só a lombar que dói mesmo”, escreveu na legenda.

https://www.instagram.com/p/BmuG6FHAtGv/

Como aliviar a dor nas costas na gravidez?

O problema relatado por Sabrina é bastante comum. Isso acontece porque durante a gravidez, o corpo da mulher passa por inúmeras transformações, como o ganho de peso, mudanças de postura e hormonais que acabam por causar dores físicas na gestante.

Além disso, por volta do quinto até o sétimo mês – que é quando o feto passa por um crescimento acelerado – esses incômodos podem se intensificar.

Istock

Alguns hábitos podem ajudar as futuras mamães a prevenir ou até mesmo evitar esse desconforto, e também beneficiar a mulher em outros aspectos, como postura, respiração e diminuição da retenção de líquidos.

Separamos algumas dicas para as gestantes, confira:

Pilates

Assim como Isis Valverde, algumas mamães optam pelo pilates na hora de manter e fortalecer a musculatura. Caso não haja nenhuma contraindicação médica, a prática é aconselhada e tem como objetivo reeducar a postura, estimulando a musculatura que sustenta a coluna sem prejudicar as articulações.

Outros benefícios são a ajuda no equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.

Shutter Stock

Drenagem linfática

A temida retenção de líquido na gestação é uma realidade para muitas mulheres, o que algumas não sabem é que esse inchaço causado pelo excesso de líquidos no corpo pode colaborar para que as dores se intensifiquem.

Para evitar esse acúmulo, é indicado que a gestante faça algumas sessões de drenagem linfática durante a gravidez, porém, é importante ressaltar que o procedimento pode ser restrito para algumas gestantes em função de condições como hipertensão, insuficiência renal, entre outras.

Shutterstock

Massagem e reflexologia

A técnica é duplamente benéfica para as futuras mamães. Além de ajudar no alívio das dores, especialmente na lombar, a massagem na gravidez ajuda a reduzir os níveis de ansiedade.

Nesse caso, não há contraindicação e qualquer mulher, durante todo o período de gestação, pode apostar no procedimento.

Shutterstock

A reflexologia na gestação é uma massagem aplicada em pontos específicos dos pés que correspondem a diversas partes do corpo, promovendo o relaxamento total.

A técnica também ajuda a equilibrar a pressão arterial, estimular o processo digestivo e aliviar a constipação intestinal.

Shiatsu

Já o shiatsu é indicado para aliviar as dores nas costas após a gravidez. A técnica japonesa consiste em estímulos de compressão em pontos específicos, que ajudam a relaxar e alongar os músculos da coluna, o procedimento também proporciona equilíbrio emocional e no corpo.

Shutter Stock

Dicas para uma gestação saudável