Todos os penteados partem de uma mesma trança central embutida, conhecida como holandesa, porque ao contrário da francesa que é trançada por cima, essa variedade é trançada sempre por baixo, para que a trança fique destacada.
Leia também:
Penteado simples, rápido e bonito; veja como
Confira 4 lindos penteados com tranças
Penteados para quem tem pouco cabelo
Para que a trança inicial fique bem no centro da cabeça, divida as seções medindo a largura das sobrancelhas. Faça uma trança embutida de três mechas, mas tomando o cuidado de sempre agregar mais fios e traspassá-los por baixo. Siga para os seguintes passos para obter três penteados diferentes.

1. Aliada à espinha de peixe
Arremate as mechas por cima das orelhas para trás e faça uma trança de espinha de peixe por cima da embutida anterior. Você só precisa “descamá-la”, ou melhor, desestruturá-la um pouco para dar um ar mais despojado.

2. Trança holandesa dupla
Separe duas mechas de uma lateral da cabeça e uma terceira do lado oposto. Vá incluindo mais fios de cabelo para embutir novamente a trança, lembrando de transpassar as madeixas sempre por baixo, para compor uma segunda trança holandesa por cima da inicial.

3. Com meio coque
Prenda todo o comprimento de cabelo num rabo-de-cavalo baixo, você deve incluir a trança e, se quiser, pode desamarrar sua ponta para ficar com todos os fios soltos. Agora, com esse restante de cabelo, passe uma meia volta frouxa pelo elástico, com as pontas soltas para ter comprimento suficiente e enrolar em volta da amarração.
Veja o passo a passo completo: