Lavar o rosto pelo menos três vezes ao dia, com sabonete próprio para este fim, ajuda na redução da oleosidade da pele e, consequentemente, combate a acne. Mas se mesmo tomando cuidados como este as espinhas insistem em aparecer, saiba que é possível tratá-las com receitas caseiras.
E nada de usar fórmulas abrasivas, como a água oxigenada no rosto: o produto químico pode até desinfetar o local, mas causa manchas e irritações na pele.
Soluções fáceis para tratar espinhas em casa
Estes truques amenizam a aparência da espinha, ajudando inclusive a combater os micro-organismos responsáveis pela inflamação. Veja as soluções caseiras para combater a acne:
Gelo: para diminuir o tamanho e a vermelhidão da acne, a dica é fazer uma compressa de gelo na área por, no máximo, meia hora. Se a espinha acabou de aparecer, o gelo pode ser colocado diretamente sobre ela, a cada dois minutos, até completar uma hora.
Mel: o mel é capaz de combater bactérias e fungos e, por isso, é um santo remédio para tratar as espinhas da pele. Este ingrediente pode ser usado em máscara facial ou com uma colher, aplicando levemente na espinha com movimentos circulares por até cinco minutos e depois lavar.
Leite de magnésia: além de secante, o leite de magnésia tem propriedades adstringentes e bactericida. Pode ser utilizado tanto na limpeza diária da pele quanto diretamente na acne, depois de diluído em água mineral (na proporção 1:1). Ao aplicar, use um algodão umedecido com a solução, deixe secar e depois, lave com água.
Babosa: a planta também ajuda a secar as espinhas, já que possui propriedades antibacterianas. Se não encontrar a babosa in natura, a dica é utilizar um pouco de gel feito com a planta na inflamação por alguns minutos e depois lavar o rosto normalmente.
Camomila: uma compressa com camomila acalma e tranquiliza a pele, diminuindo a vermelhidão causada pelas espinhas. Para fazer um chá, você precisa de 200 ml de água e 5 colheres de sopa de flor de camomila. Depois que a mistura ferver, coe e deixe na geladeira. Com algodão ou gaze, aplique a compressa gelada nas espinhas e deixe por três minutos. Para melhores resultados, é preciso fazer o processo ao menos cinco vezes ao dia.
Como combater as espinhas
- Tratamento para acne: dicas e produtos para secar espinhas
- Como eliminar manchas da acne
- Benefícios do tomate para a pele: é verdade que “suga” espinhas do rosto?