Saiba como explicar as consequências de pular uma refeição e como não cair na tentação dos lanchinhos
*Karla Mendonça é neurocientista, criadora do método Bebê Dorminhoco e colunista convidada do Mulher.
A fase de introdução alimentar nem sempre é fácil. Afinal, muitas vezes seu filho pode se recusar a comer e a situação pode ficar tensa se você insistir demais.
Por isso, é importante saber como incentivar a criança a comer da maneira correta, para evitar desgastes e até birras.
Dicas para incentivar a criança a comer corretamente

O primeiro passo para momentos como esse é, de fato, retirar o prato da frente da criança ou apenas deixá-lo de lado. Você, no entanto, pode seguir comendo normalmente.
Aproveite ainda para explicar que quem não come fica com fome e pode sentir dores na barriga. Isso vai ajudar com que seu filho comece a entender os sinais do corpo e saiba quando está com fome.
Quando a fome bater, contudo, você não deve ceder. Nada de dar biscoito, iogurte ou outro item que ele receba melhor no lugar da comida, pois a criança se aproveitará disso em outras oportunidades. Ao contrário, explique que, se ela não se alimentar no horário correto, só poderá comer na próxima refeição.
Caso a próxima refeição seja a hora da fruta, por exemplo, você pode ofertar o que ela já está acostumada a comer. É possível até adiantar um pouco o horário da próxima refeição em cerca de 30 minutos.
Outra boa dica é guardar o prato do almoço e avisar que esquentará quando seu filho estiver com fome.