Dicas para um casamento duradouro

As fantasias podem encher nosso coração de alegria e nossa alma de esperança, mas não devem ser confundidas com a realidade. A vida não é um mar de rosas nem o casamento uma eterna lua-de-mel.

Leia também:

Cinco dicas para controlar o ciúme

Compartilhar senhas com o parceiro é bom?

Dicas de lembrancinha de casamento

Depois que as flores murcham e o smoking alugado é devolvido, aquela bolha romântica de paixão selvagem dos recém-casados acaba flutuando de volta à Terra. A descida pode ser suave como a de uma folha no outono ou rápida como a de um meteoro. Mas, inevitavelmente, todos os casais fazem uma aterrissagem abrupta em terras desconhecidas: o casamento de verdade.

Todo mundo tem defeitos

No início, pode não parecer tão maravilhoso. É só isso?, você se pergunta quando o mar de rosas colide com a realidade. Um dia você se dá conta de que a pessoa com quem se casou não é Romeu ou Julieta. Ela é imperfeita, incompleta… até irritante.

Aquelas meias tão fofas que ele usa para jogar futebol e deixa no chão do banheiro? O lugar delas é no cesto de roupa suja. Aquele hábito que ela tem de se esquecer de pagar as contas? Irresponsável – não é prova de uma mente superior. Aquela pausa que ele faz antes de responder a uma pergunta? Vai ver que ele é meio alienado – não deve estar elaborando nenhuma ideia grandiosa, como você costumava achar.

A mania que ela tem de organizar tudo? Não tem nada a ver com pura energia. E as confidências na cama? Agora viraram duras negociações sobre absolutamente tudo: Só eu que tenho de limpar o molho do macarrão derramado no chão da cozinha? Que tipo de casa vamos comprar? Por que você sempre fica com o controle da TV? Já não está na hora de termos filhos?

Exercite a compreensão 

Construir um relacionamento com base no amor, na honra e no respeito nunca foi fácil – nem mesmo na época em que os papéis dos maridos e das mulheres eram claramente definidos e divididos.

A pergunta é: por que será que tão poucas pessoas alcançam esse tipo de sucesso no casamento? Cerca de 40% casais se separam, (assim como 50% deles se casam de novo). Metade dessas separações ocorre nos primeiros sete anos. Muitos dos que aguentam firme no fundo estão rangendo os dentes: apenas dois anos depois de trocar alianças, cerca de 20% dos casais acaba fazendo amor menos de 10 vezes ao ano, dizem os pesquisadores. As pesquisas também revelam que até 40% dos que permanecem casados já consideraram a separação.

Afinal, qual é o segredo do sucesso no casamento? O que sabem os casais com casamentos longos que não sabemos? A resposta, os especialistas concordam, está em duas palavras. Para ter um casamento feliz, aceite mudanças.

Adaptado de Os 7 estágios do casamento, de Seleções do Reader’s Digest

Leia mais na Revista Seleções