O número do PIS é usado pelos trabalhadores que já tiveram carteira assinada em algum momento da vida para consultar abonos salariais, direito a saque do PIS, ao FGTS, entre outros benefícios.
Se você vê muitas notícias pipocando sobre a liberação de dinheiro pelo Governo, mas não sabe sequer se tem inscrição no PIS, trazemos o passo a passo para consultar seu número na internet.
Como achar número do PIS pela internet
Há um jeitinho fácil, e oficial, de encontrar o número do PIS pela internet. Ele será apresentado como Número de Identificação Social, o NIS. Vale saber que PIS e NIS são a mesma coisa; só muda a nomenclatura por conta da diferença de registro em bancos de dados do Governo.
Para pesquisar o número do PIS pela internet, você só precisará saber o número do seu CPF e seus dados pessoais.
Siga o passo a passo simplificado:
- Entre no site do Cadastro Nacional de Informações Sociais, o CNIS;
- Vá na seção “Cidadão” e, depois, em “Inscrição” e “Filiado”, no topo da página;
- Informe seu nome completo, CPF, nome da sua mãe e data de nascimento;
- Preencha o código gerado pelo site e clique em “Continuar”;
- Em uma mensagem em uma caixa vermelha, no topo da página, aparecerá seu número do NIS.
- Anote esse número e guarde para possíveis consultas na Caixa Econômica Federal
Onde mais encontrar
O número do PIS também aparece nos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal e no Cartão Cidadão (se você tiver um). Para fazer o Cartão Cidadão, entretanto, é preciso o número do NIS.
Por isso, a orientação é que você faça essa consulta antes ou vá até uma agência da Caixa Econômica Federal (com o CPF em mãos) para regularizar as duas situações ao mesmo tempo. Aliás, caso você perca esse número, ele pode ser solicitado pessoalmente na Caixa, apresentando um documento pessoal.
Quem tem PASEP, ou seja, trabalhou/trabalha como servidor público, deve se informar no Banco do Brasil.
Para que serve, afinal?
Pouca gente sabe se tem o cadastro do PIS ou não, porque esse é um assunto que deve ser cuidado pelo empregador no momento em que o funcionário tem carteira de trabalho assinada. Mesmo que a pessoa tenha um número cadastrado por outro agente, como Ministério do Trabalho, por exemplo, cabe a ele regularizar a situação, obrigatoriamente.
Não é gerado nenhum documento com este número; ele fica registrado, entre a empresa e o Governo.
Apesar disso, apenas com essa informação do vínculo empregatício oficializada é que o funcionário poderá consultar seus direitos, como FGTS, seguro-desemprego e abono salarial do PIS e saque do fundo.
Como saber se tem dinheiro para receber?
Com o número do PIS em mãos, é possível consultar o direito a benefícios como abono salarial, FGTS, seguro-desemprego, entre outros.
O abono salarial representa o dinheiro pago anualmente para quem trabalhou por pelo menos 30 dias com carteira assinada em determinado ano-base e teve renda mensal média de até dois salários mínimos.
Outros critérios são estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados declarados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Para saber se tem direito a esse valor, é possível fazer consulta no site da Caixa.
Para sacar o FGTS, também é preciso do número do PIS/Pasep. O dinheiro é liberado para o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho entre empregador e funcionário. O recurso só pode ser usado em alguns casos, como compra da casa própria. O saldo também pode ser consultado no site da Caixa.
Já quem tem Pasep precisa consultar se tem saldo do abono no site do Banco do Brasil e ver a quantia em uma das agências.
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