O ensaio de casamento ou o pré-wedding, como é chamado em inglês, virou uma febre no mundo todo. Geralmente os casais escolhem praias, ou uma paisagem mais rural, no campo, para dar um efeito mais romântico às fotos.
Mas o fotógrafo francês Pierre Violle consegue captar o amor entre os casais em um cenário ainda mais deslumbrante: embaixo d’água. Além das fotos ficarem lindas, elas ganham um efeito único e especial.
Ensaios de casamento embaixo d’água

Pierre cursou fotojornalismo em uma escola francesa chamada CFD School. Logo que terminou o curso, ele trabalhou para veículos de comunicação e hoje, suas fotos já estamparam mais 30 publicações da Europa.
Em 2006, ele deixou a França e se mudou para o México para fotografar casamentos. Usando sua experiência de fotojornalista, o objetivo de Pierre era um só: captar a alma das pessoas em fotos simples e ele faz isso muito bem.

Além da fotografia, Pierre tinha outra paixão: mergulhar. Em 2009 ele começou a tirar fotos do lixo que encontrava no fundo do mar e, assim, descobriu seu dom para fotografar embaixo d’água.
Como funciona o ensaio embaixo d’água?
Todos os equipamentos que Pierre usa para fotografar são à prova d’água e as lentes das câmeras também são especiais. Mas nem ele nem os casais precisam de equipamentos de mergulho para realizar o ensaio. Ele utiliza técnicas muito simples durante a sessão.
Para que ele possa fazer o ensaio, basta que os casais estejam relaxados e fiquem de 15 a 20 segundos submersos sem respirar durante cada foto.

De acordo com Pierre, também não é necessário que as pessoas saibam nadar para realizar a sessão de fotos, pois é possível registrar as imagens em uma área rasa, de 1,5 metro, por exemplo.
Antes da sessão, Pierre ainda aconselha os casais sobre qual tipo de roupa usar. Segundo ele, quanto mais a peça for solta e leve, melhores serão os efeitos.
De preferência as vestimentas devem ser de tons claros ou vibrantes (laranja, vermelho, branco, rosa), que são os que funcionam melhor debaixo d’água.


Uma sessão pode pode ter a duração de 6 ou 7 horas (com pausas). Cada ensaio é diferente e o tempo depende dos efeitos que o casal quer dar às fotos.
Efeito especial em fotos feitas embaixo d’água
Além das fotos ficarem lindas com o cenário natural, elas ganham um efeito especial. A água reflete a imagem do casal na superfície e isso cria um efeito espelhado lindo.

Pierre tem um local preferido para fotografar os casais: os cenotes da Riviera Maya, no México, que são cavidades naturais que conectam a superfície com águas subterrâneas, formando uma grande piscina clara e limpa.
A água transparente e calma proporciona maior nitidez às fotos e as formações geológicas ao fundo trazem um cenário deslumbrante e natural para as fotos.


Fotos de gestantes embaixo d’água
Além de ensaios de casamento, Pierre também fotografa grávidas embaixo d’água e o efeito é muito bonito e natural. Olha só:

