Em Recife, na partida entre Botafogo e Náutico, uma simples expulsão descambou para uma demonstração de total falta de bom senso dos envolvidos. O jogador André Luis, do Botafogo, xingou o juiz e dirigiu-se à torcida do Náutico com gestos obscenos. A polícia, por sua vez, exagerou e muito. Demonstrando um despreparo total, arrastou o jogador do Botafogo pelo meio da torcida, sem medir conseqüências. No meio desta truculência toda, estava Bebeto de Freitas, presidente do Botafogo. Levou safanões, pontapés e foi detido.
Paulo Roberto de Freitas, o “Bebeto do vôlei”, como foi por muito tempo conhecido, disputou, como jogador, as Olimpíadas de 1972 e 1976. Aos 27 anos, já era técnico, na Califórnia. Foi o técnico da famosa geração de prata do vôlei nas Olimpíadas de Los Angeles e campeão do mundo como técnico da de vôlei italiana. Deu muita tristeza ver a falta de respeito daqueles policiais com uma figura que tanto fez pelo esporte brasileiro. Já que não respeitariam nenhum cidadão naquele momento, pelo menos poderiam ter respeitado a história do Bebeto.
Mas, como comprovado hoje, tem gente que não perde a oportunidade de ter seus 15 minutos de fama. A tenente Lúcia Helena, que deu voz de prisão ao jogador do Botafogo, já está concedendo entrevistas até em programa de variedades.
O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) indiciou o zagueiro do time carioca, que pode pegar 23 jogos de suspensão. O Náutico pode perder o mando de campo e o Botafogo deve receber multa pelo atraso na partida.
Fluminense x Boca Juniors
O Fluminense decide hoje sua classificação para a final da Copa Libertadores. A classificação não será fácil. O Fluminense necessita apenas de um empate em até 1 a 1, mas todos sabem que o Boca Juniors, da Argentina, é especialista em jogos fora de casa. Um time copeiro que tem Riquelme, um dos melhores de jogadores do mundo.
Começa a decisão da Copa do Brasil
Corinthians e Sport jogam a primeira partida da final da Copa do Brasil. Primeiro jogo no Morumbi. O Corinthians além da vitória precisa de diferença de gols, porque em Recife o Sport é muito forte. Já eliminou Palmeiras e Internacional.
Quem são os bonitinhos do Brasileirão?
Enquanto o Campeonato Brasileiro ainda está meio sem graça, vamos ver o que tem de bonito para os olhos? Tenho meus preferidos: Renan e Fernandão do Inter, Renato Augusto e Bruno do Flamengo, Roger do Grêmio, Diego Cavalieri do Palmeiras, André Dias do São Paulo, e por aí vai. Vamos abrir um fórum e brincar de júri da beleza masculina.
Explicadinho para vocês
Com toda esta confusão em Recife, surgiram algumas dúvidas que devem ser esclarecidas:
Estatuto do Torcedor – Estatuto criado por lei pela Câmara dos Deputados, que protege e dá direitos ao torcedor, como o Código de Defesa do Consumidor. Essa lei instituiu a venda de ingressos numerados antecipados, a segurança e condições de higiene dos estádios, e a responsabilidade ao mandante do jogo, em relação a toda a organização e segurança na praça de esporte. Além disso, determinou o sorteio dos árbitros e o cumprimento dos regulamentos e tabelas dos campeonatos, acabando com as famosas viradas de mesa. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) norteia todos os seus campeonatos cumprindo essa lei e vem punindo os clubes com a perda do mando de campo (o time não pode jogar no seu estádio) ou com o jogo com portões fechados, sem público.
STJD – O Superior Tribunal de Justiça Desportiva é o órgão jurídico máximo do esporte no Brasil. Ele julga os jogadores, técnicos, clubes, diretores de clubes e federações estaduais, dentro da legislação esportiva vigente.
Autoridade máxima num estádio – A autoridade máxima dentro de um estádio é o juiz de futebol. É ele quem determina ou não a entrada da polícia em campo.
Função da Polícia – No campo de futebol, a polícia tem a função de proteger os árbitros, jogadores e técnicos. Só entra em campo com a autorização do juiz. Os jogadores, técnicos, diretores, atuando no campo de futebol, não podem ser tratados como marginais pela polícia.





