null: nullpx
cabelos das famosas-Mulher

Mulheres e homens deixam cabelos brancos, mas comentários a respeito são BEM diferentes

Etarismo afeta a forma como os cabelos grisalhos são percebidos entre as celebridades e intensifica preconceitos.
Publicado 18 Jan 2022 – 09:16 AM EST | Atualizado 29 Jul 2022 – 04:19 PM EDT
Reações
Compartilhar

Assumir os fios brancos pode ser um processo desafiador, especialmente por conta do enorme tabu que persiste sobre um processo natural na vida de todos: o envelhecimento. Especialmente para as mulheres famosas, o tema é tratado com delicadeza, como se entrar na “zona do envelhecimento” tirasse uma celebridade do mercado, já que ela não é mais tão “jovem” e “bonita” como pedem os padrões de beleza.

Porém, algumas celebridades vêm quebrando esse teto de vidro e ampliando a conversa sobre o assunto pelas redes sociais. Conheça cinco artistas que inspiraram ótimas discussões sobre o assunto nos últimos tempos.

Famosas que assumiram os fios brancos

Fafá de Belém

Quando assumiu os fios brancos, Fafá de Belém chegou a se desculpar com os fãs que estavam acostumados a vê-la com seus longos cabelos escuros, uma marca registrada da artista. Posteriormente, a cantora de 65 anos se libertou dos julgamentos e começou a exaltar a beleza das madeixas brancas.

Em entrevista ao GShow, Fafá desbancou os haters ao afirmar que não tem medo de envelhecer. Ela descarta a premissa machista de que a mulher grisalha é “velha e descuidada”, e questionou como esse pensamento negativo está enraizado para pressionar as mulheres.

“Nas lives, recebo uns ‘pinta esse cabelo’, ‘está parecendo uma bruxa’, ‘uma velha’. Bicho, uma bruxa, todos nós somos. E envelhecer é o nosso caminho. Eu me acho linda. Acho que me deu uma luz”, disse a cantora.

Gloria Pires

Outra famosa que discutiu a importância de desconstruir padrões de beleza “jovens e perfeitos” pelas redes sociais foi Gloria Pires.

A atriz admitiu em entrevista ao jornal O Globo que sua própria família tinha medo dessa transição pública em seu visual. "Eu estava querendo deixar meu cabelo branco há algum tempo. Mas na última novela, ‘Éramos seis’, como transcorriam 30 anos na história, seria complicado”.

“Quando acabou, falei: ‘Agora vou deixar’. Todo mundo foi contra, o marido, os filhos. Mas fui ficando. E estou adorando. Estou me sentindo bem, bonita, empoderada mesmo", contou.

A atriz de 58 anos reabriu a discussão por meio de um post inspirador, que falava na beleza, autoaceitação e confiança. No relato, desabafou sobre as várias críticas que sofreu quando resolveu deixar os fios brancos à mostra.

Gloria citou a obra da jornalista Naomi Wolf, "O Mito da Beleza", ao criticar o culto à juventude e beleza da mulher. "É um mecanismo de controle social cuja intenção é a rejeição aos ideais feministas e à sua liberdade. A opressão do belo, de ser bonito de acordo com os padrões, chega a ser quase uma tortura".

Quando decidiu deixar os cabelos "seguirem sua natureza", ela rebateu as críticas. "Assumir aquilo que a sociedade nos diz ser uma imperfeição nos liberta! A verdade nos liberta!"

Marieta Severo

Marieta Severo foi a mais recente das famosas nessa lista a assumir os fios brancos. Aos 75 anos, a atriz aliou o momento de transição à interpretação de uma personagem: a Vó Noca, de “Um Lugar ao Sol”.

A trama da novela traz um debate importante sobre velhice. Em entrevista ao jornal O Dia, Marieta revelou como sua personagem ajudou a explorar esse assunto com sabedoria.

“Colocar isso em destaque é muito importante porque a tendência da sociedade é deixar os velhos de fora. E realmente a vida ensina que a gente tem algumas coisas a dizer. Acho muito sábio abrir essa discussão e valorizar a velhice”, enfatizou.

Durante as gravações, a atriz revelou ao podcast “Novela das 9”, do GShow, que se sentia livre ao abandonar as tinturas de cabelo após quase 30 anos. “Estou aqui com o meu cabelinho branco porque estou achando legal, prático e funcional”, comentou.

Marieta ainda destacou a importância de estar a serviço de seus personagens, especialmente na aparência. “Não dá mais para fingir e ser uma mulher de 30, 40, 50... Tenho as minhas marcas. Quero estar bem e adequada para personagens da minha idade”.

Para concluir o bate-papo, Marieta também deixou um recado importante a todas suas fãs: é preciso “aceitar e estar confortável o máximo possível” consigo mesma ao longo dos anos.

Preta Gil

Por meio de uma hashtag onde inspira viver de acordo com sua essência, Preta Gil sempre compartilha cliques naturais que exaltam a beleza na vida real. Há quase dois anos, a cantora se libertou das tinturas e colocou os fios brancos para jogo.

Em 2021, a cantora de 46 anos falou sobre a liberdade que sentia com o novo visual. “’Respeite meus cabelos brancos” agora faz todo sentido pra mim”, começou Preta.

“Faz mais de 1 ano que não pinto meu cabelo e essa liberdade em poder ver o tempo passar sem lutar contra ele é lindo. A vida fica mais leve quando a gente não luta contra os efeitos do tempo”, ressaltou.

Samara Felippo

Grande incentivadora do empoderamento feminino em conteúdos nas redes sociais, Samara Felippo desapegou completamente dos padrões durante a quarentena e assumiu os fios brancos com muito orgulho e paixão.

Em várias ocasiões, a atriz comentou sobre como os padrões de beleza afetam nossa saúde, trabalhos e até nossas famílias. Em um vídeo que viralizou nas redes, ela comenta a importância de “desmistificar” a cobrança sobre idade das mulheres.

“Não serei a Érica da Malhação pra sempre, chega dessa cobrança. Amo me sentir bonita, mas isso não pode virar uma neurose ou causar falta de auto estima”.

“Tenho varizes, tenho melasma, tenho sardas, cabelos brancos, celulites, odeio ter a obrigação de fazer a unha, mas gosto quando sinto vontade e faço. Minha sobrancelha não é a ‘da moda’. E f***-se! São tantas camadas pra gente ter coragem de gritar esse f***-se”, revelou.

O grito de libertação de Samara inspirou muitos elogios. A atriz de 43 anos traz o tema com frequência nas redes, exaltando a necessidade de nos livrarmos de padrões estabelecidos pelo machismo e vivermos nossa essência, sem amarras.

Cabelos grisalhos têm peso diferente para os homens

Enquanto para as mulheres os fios brancos são um “prazo de validade”, para os homens, assumir esse visual é um sinal de virilidade.

Entre os famosos brasileiros, um caso recente que mostra essa diferença de tratamento aconteceu com Reynaldo Giannechini. O ator de 49 anos, que assumiu o grisalho recentemente, recebeu inúmeros elogios e manteve seu "título" de galã.

Em uma de suas fotos mais recentes, não há comentários criticando sua idade aparente. "Envelhece como vinho", brincou uma seguidora, dando a entender que Gianecchini está melhorando a aparência a cada ano que passa.

Já Bruno Gagliasso assumiu os fios brancos aos 35 anos. Enquanto para algumas mulheres isso poderia ser mal visto, o ator e empresário só recebeu elogios desde a mudança.

Marcos Mion é outra personalidade elogiada pela “barba grisalha”, que virou uma de suas marcas registradas.

O apresentador de 42 anos assumiu os fios brancos em 2016. Na época, chegou a brincar pelo Twitter que o deixassem “envelhecer em paz”, mas acabou recebendo muito mais elogios dos fãs.

Otaviano Costa, ex-ator Global e apresentador, é um dos maiores exemplos da diferença de conotação dos fios brancos entre homens e mulheres.

Otaviano também assumiu o grisalho natural aos 42 anos e teve o visual muito elogiado. Em entrevista ao GShow em 2017, o artista comentou como seu visual grisalho se tornou até "nome masculino" em lista de cortes e tinturas de salões do Rio.

Na entrevista, Otaviano diz que sua cor e corte é "mais moderno" e "slim", adjetivos que fogem do tipo de comentários recebidos quando artistas mulheres assumem os fios brancos.

Não é novidade que os padrões de beleza impostos às mulheres são muito mais agressivos do que para os homens. Com a ajuda desses posicionamentos das famosas, conseguimos abrir novos diálogos e questionar o “status quo” sobre as relações entre padrões de beleza e envelhecimento.

Etarismo e preconceitos

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse