Quem ama o feio, bonito lhe parece. A afirmação pode até ser verdadeira na prática, mas sabemos que, subjetivamente, algumas pessoas chamam mais atenção do que outras pelo simples fato de serem belas. E por que, afinal, nos sentimos bem ao observar alguém bonito?
De acordo com um recente estudo realizado por psicólogos da Universidade de Nova York, Estados Unidos, o amor à primeira vista é real e desencadeia uma onda de prazer semelhante à euforia provocada pelo açúcar.
Ver alguém bonito é tão prazeroso quanto comer doce
Apoiados em análises de mais de 2 mil anos de pesquisas sobre a beleza, os cientistas descobriram que a percepção sobre uma pessoa bonita é muito mais simples do que imaginamos: é preciso apenas um breve olhar, de segundos de duração, para que alguém registre que um indivíduo é belo.
Além disso, a pesquisa aponta que quando uma pessoa vê algo bonito, experimenta um intenso choque de prazer, idêntica à sensação de comer um doce, por exemplo. Isso porque o fato aumentaria a atividade em um dos “centros de prazer” no cérebro, conhecido como córtex orbito-frontal.
“A beleza é notoriamente subjetiva e supostamente intratável pela ciência, mas algumas de suas principais propriedades seguem regras simples”, disse Denis Pelli, co-autor do estudo, ao jornal Daily Mail.
O psicólogo ainda completa afirmando que é amplamente assumido que a experiência da beleza requer uma contemplação prolongada, mas que seu estudo revelou que apenas uma fração de segundo é suficiente.
Comportamento pessoal
- Elas foram consideradas as meninas mais lindas do mundo: veja as fotos
- 6 atitudes que só quem leva a vida de forma leve vai entender
- Você se compara muito com os outros? 5 dicas para parar com isso já