Violência contra a mulher: depoimentos de quem já passou por isso

Para 48% dos jovens brasileiros, é errado uma mulher sair com amigos ou amigas sem estar acompanhada pelo marido, namorado ou ficante sério. O dado preocupante faz parte da pesquisa ” Violência contra a mulher: o jovem está ligado?“, divulgada nesta quarta-feira, 3 de dezembro.

Leia também:
Violência contra a mulher: mais da metade dos jovens admite que pratica
Assédio sexual: mulher, a culpa não é sua
Violência sexual na USP: entenda o que é ou não abuso e como denunciar

A pesquisa, feita pelo Instituto Avon e Data Popular também aponta que apesar de 96% dos jovens acharem o Brasil um país machista, 25% deles diz que se uma mulher usa decote ou saia curta, é porque está se oferecendo para os homens.

Os institutos entrevistaram cerca de 2 mil jovens. Entre eles haviam homens (1.017) e mulheres (1.029) com idade entre 16 e 24 anos.

Os dados, que mostram o machismo e a falta de respeito pela mulher como dona de seu próprio corpo, apontam que a violência acontece desde o controle excessivo de sua privacidade até a consumação do que podemos chamar de estupro. 53% das mulheres já tiveram o celular vasculhado pelos seus parceiros e 9% das mulheres foram obrigadas a fazer sexo quando não estavam com vontade.

A pesquisa completa sobre a violência contra a mulher também divulgou depoimentos de mulheres que passaram por algum tipo de violência, seja na rua ou mesmo em casa, com namorados e parceiros. Veja algumas das declarações: