A escolha dos artigos de decoração é tão importante quanto a dos próprios móveis. Eles têm a função de complementar o design do ambiente, dando o toque final que faltava. Por isso, devem conversar com o estilo da mobília, criando um espaço integrado.
Leia também:
Como escolher abajur para casa
Móveis restaurados dão singularidade ao ambiente
Segundo a arquiteta Andréa Parreira, é preciso parcimônia ao enfeitar a casa com acessórios. Em quantidades exageradas, eles se tornam cafonas e deixam o ambiente sobrecarregado – o que, além de ser visualmente desagradável, acaba deixando os convidados receosos, com medo de quebrar algo, e dificulta muito a limpeza.
“Para que a casa seja sofisticada e elegante, a dica é apostar em peças-chave com design assinado ou autênticas, ou seja, aquelas que contam a história de seus habitantes. Pode ser um porta-retratos adquirido em uma viagem, um quadro dado por um amigo, etc.”, sugere a especialista.
Segundo Andréa, os objetos de decoração não devem ser comprados no impulso, com base apenas nas tendências. A arquiteta explica que essa escolha depende do gosto pessoal do morador – porém, sempre dentro do bom senso.
Sala de estar
Os artigos que combinam com este ambiente, sempre respeitando o estilo da decoração, são:
- Vasos
- Livros
- Porta-retratos
- Estátuas
- Castiçais
- Potes
- Caixas
Sala de jantar
Andréa afirma que este cômodo pode, sim, ser decorado com acessórios, desde que em pouca quantidade. “Tudo que se refere ao ambiente é bem-vindo”, ensina. Invista em:
- Centros de mesa
- Castiçais
- Copeiras
- Bandejas
- Aparelhos de chá
Quartos
Abajur para quartos (Thinkstock)
Por fim, os dormitórios devem compor a decoração da casa. “Apesar de ser um cômodo mais íntimo, ele pode oferecer detalhes que deem um charme a mais e que colaborem para um visual inovador”, indica a arquiteta. Aposte em:
- Porta-retratos
- Livros
- Luminárias
- Caixas
Confira outras dicas para decorar a casa: