Além de objeto de decoração, os tapetes podem ser úteis para melhorar a acústica do ambiente e deixá-lo mais quentinho. O espaço pode ficar mais aconchegante e bonito se for feita a escolha certa. A arquiteta Andréa Parreira e a artesã Luciana Cottini, da loja Lu Cotinha, dão dicas para não errar na hora de decorar a casa com tapetes, que além de enfeitarem o ambiente, colaboram com o isolamento e o aquecimento dos cômodos.
Leia também:
Móveis restaurados dão singularidade ao ambiente
Revestimentos de parede ganham volume
Móveis com “pés palito” dão ar vintage à decoração
Tapete para sala
Na sala de estar, é indicado que o tapete entre embaixo do móvel. Contudo, para aqueles que não querem dispor a mobília inteira sobre os tapetes, a artesã indica calcular a medida pelo sofá. “Deixar 30 cm de sobra para cada lado já é o suficiente”, afirma.
Tapete para quarto
Para o quarto de casal, Andréa explica que o tapete deve atender com conforto o ato de sair da cama e pode ser peça única ou separada uma de cada lado. O quarto do bebê também pode ser decorado com um tapete, desde que seja o mais aconchegante possível. “É importante que seja de fácil manutenção, como, por exemplo, o náilon”, afirma a arquiteta. Em relação à forma ou as cores, não há regras. “Os tapetes redondos, por exemplo, podem ser usados em qualquer ambiente”, afirma a Andréa.
Como escolher
Crédito: Divulgação/Lu Cotinha para Elo7
Casa nova pede tapetes novos, mas não escolha antes da hora. “A definição dos tapetes deve acontecer simultaneamente com a escolha do sofá, poltronas e mesas de apoio”, explica Andréa. Para as que querem apenas comprar um modelo novo, a dica da arquiteta para não errar na combinação é se atentar ao piso e ao sofá. “O tapete pode salvar o ambiente da monotonia, mas deve combinar com os itens já existentes no local”, afirma Luciana. Ainda segundo a artesã, uma forma de acertar é pensar como se fossem roupas: eu vestiria essas peças juntas?
Limpeza
Para manter-se longe das alergias, o ideal é usar o aspirador de pó todos os dias, principalmente no quarto do bebê. Além disso, é preciso lavá-los com água e sabão uma vez por semana.
Veja mais dicas para limpar tapetes e carpetes e evitar alergias