Recentemente, Ana Hickmann contou em seu canal no YouTube sobre uma cirurgia que passou para retirar um cisto no útero que estava interferindo em sua qualidade de vida.
A apresentadora da Record TV também contou alguns detalhes sobre a operação a fim de alertar outras mulheres e quais sinais foram cruciais para ela notar que havia algo de errado com sua saúde.
Ana Hickmann descobre cisto no útero
Há cerca de um ano e meio, as cólicas menstruais de Ana se intensificaram, até que um sangramento uterino foi detectado. Após uma bateria de exames que excluíram a possibilidade de ser endometriose, ela descobriu que estava com um cisto na parede do útero, precisando de uma operação para retirá-lo.
“Quando a gente sente uma dor aqui ou ali, não podemos deixar para lá. Não vai passar, está dentro da gente, só não enxergamos. Precisamos, sim, buscar auxílio médico e ajuda para ter certeza que está tudo bem. No meu caso, não estava”, afirmou ela.
A operação durou cerca de uma hora e Ana teve alta do hospital no mesmo dia. Segundo Poliani Prizmic, ginecologista e obstetra que a acompanhou o tratamento, há chances de o ciclo menstrual ficar irregular por cerca de 60 dias e haver uma sensação de inchaço no abdômen logo em seguida. Além disso, relações sexuais devem ser evitadas por sete dias.
Pólipo uterino: o que é?
De acordo com a especialista, o cisto de Ana foi diagnosticado como um pólipo uterino. “É como se fosse uma verruga dentro do útero. O pólipo pode afetar a questão da fertilidade, funcionando como um DIU ‘natural’, já que fica dentro da região do endométrio, que é onde o bebê se desenvolve”, explicou.
E, uma vez que o feto encontre com o pólipo, a mulher sente fortes dores e até um aborto espontâneo pode acontecer. “É por conforto, saúde e planejamento familiar”, concordou Ana a respeito da importância da retirada do cisto.
Veja abaixo o relato na íntegra: