escovar dentes

O seu jeito de escovar os dentes pode estar errado! Veja 6 hábitos que você deve evitar

Cerca de 34 milhões de brasileiros com mais de 18 anos perderam 13 dentes ou mais, enquanto 14 milhões já não têm mais todos eles, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

E a principal causa de toda esta perda dentária está relacionada à falta de uma rotina de cuidados com a higiene bucal. “No entanto, não há razão para sofrer. A maioria das condições de saúde bucal são amplamente evitáveis”, pontua Alexandre Ravani, dentista e CEO da PróRir, rede de clínicas odontológicas.

Sendo assim, confira abaixo os 6 erros mais comuns que você provavelmente comete ao escovar os dentes — e que deve evitá-los a partir de agora!

O que você deve evitar para escovar os dentes corretamente

sorriso
(Créditos: Freepik)

1. Escovação com força

Muitas pessoas acreditam que força durante a limpeza dos dentes traz melhores resultados. E isso não é verdade: a prática pode desgastar o esmalte e machucar a gengiva, causando danos como a retração gengival e sensibilidade.

2. Higienização rápida

O ideal é que a escovação dure, ao menos, dois minutos. “Fazer em menos tempo pode comprometer a eficácia da limpeza”, afirma o especialista Ravani.

3. Não trocar a escova com frequência

escovar dentes
(Créditos: Freepik)

Com que frequência você troca sua escova dental? O ideal é a cada três meses, pois cerdas desgastadas não limpam adequadamente.

4. Não realizar a escovação após se alimentar

Algumas pessoas acreditam que escovar os dentes pela manhã e à noite, antes de dormir, é o suficiente.

No entanto, sempre que comemos, ativamos a produção de ácidos que enfraquecem o esmalte. Logo, é preciso realizar a escovação toda vez que se come.

5. Esquecer da língua

Muita gente deixa a língua de fora da rotina de limpeza. “O órgão acumula bactérias causadoras de mau hálito e deve ser, sim, escovado diariamente”, diz o especialista da PróRir.

“Para isso, use a escova de dentes ou um raspador de língua para limpar suavemente toda a superfície do órgão, indo do fundo em direção à ponta. Para finalizar, enxague bem”, completa.

6. Ignorar o uso do fio dental

Apenas o fio dental remove resíduos entre os dentes, onde a escova não alcança, e deve ser usado em todas as escovações, com cuidado para não machucar a gengiva.

Saúde e bem-estar