Quadro diagnosticado em Flavia Pavanelli quase levou a infecção generalizada: entenda a pielonefrite

por | jan 30, 2023 | Saúde e bem-estar

Flavia Pavanelli pegou seus seguidores do Instagram de surpresa no último domingo (29) ao compartilhar uma sequência de fotos em que aparece hospitalizada.

Na legenda do post, a atriz e influencer contou que precisou ser internada às pressas devido a um quadro que quase causou uma infecção generalizada.

Flavia Pavanelli é internada por quadro de infecção

Como contou em seu Instagram, Flavia precisou ser internada na última quinta-feira (26) após ser diagnosticada com pielonefrite – quadro que quase lhe causou uma infecção generalizada.

“Na quinta-feira fui diagnosticada com pielonefrite depois de alguns dias achando que era ‘só uma dor muscular’. Meus sintomas foram silenciosos, demorei a procurar um profissional e isso fez com que meu caso ficasse à beira de uma infecção generalizada”, começou ela.

E continuou: “Graças a Deus está tudo bem? Sim! Mas fica aqui meu alerta para sempre ouvirmos nosso corpo, porque ele fala. Saúde não é brincadeira”.

Para finalizar, a atriz e influencer ainda agradeceu os cuidados que recebeu durante sua internação, assim como as mensagens de carinho enviadas por fãs e amigos.

“Já estou me recuperando e muito em breve volto 100%! Se cuidem, tá? Por aqui os exames já estão normalizando e amanhã já devo voltar pra casa”, finalizou ela.

O que é pielonefrite

A pielonefrite é uma doença inflamatória infecciosa causada por bactérias que atingem o sistema urinário, especificamente em duas regiões: o parênquima renal e o bacinete, que têm como função facilitar o fluxo da urina até seu armazenamento na bexiga.

De acordo com o Centro Brasileiro de Urologia, os principais sintomas são dor na região lombar, vontade constante de urinar, febre, mal-estar e dor pélvica, todos causados pela inflamação.

“Normalmente, a pielonefrite aparece como resultado de uma infecção urinária mal tratada. Neste caso, as bactérias presentes no trato urinário sobem pelos ureteres e se instalam nos rins, proliferando-se até causar inflamação”, afirma o CBU.

Pielonefrite causa, entre outros sintomas, dor pélvica e febre
Alina Prokudina/iStock

É importante ressaltar que a doença é bastante comum, afetando cerca 150 mil brasileiros por ano, e que precisa ser identificada e tratada rapidamente, uma vez que pode levar a um quadro mais grave, resultando na perda de função dos rins.

Feito o diagnóstico através de exames laboratoriais, o tratamento é iniciado com foco no alívio da dor, através do uso de analgésicos, e inclui também o uso de antiinflamatórios e antibióticos, sendo possível introduzir medicação intravenosa por até 21 dias, dependendo da gravidade do caso.

Saúde dos famosos