Assim como os enjoos, a sensação de queimação no estômago também é bastante comum entre as grávidas. A crença popular diz que azia na gestação é sinal de bebê cabeludo. Mas, na verdade, este sintoma está relacionado apenas às alterações hormonais no corpo da mulher.
Azia na gravidez: por que acontece?
O ginecologista Sang Choon Cha explica que a azia durante a gravidez está relacionada a alterações que os hormônios da gestação provocam na digestão.
A progesterona, hormônio produzido pela placenta na gravidez, relaxa a musculatura do estômago e favorece o refluxo para o esôfago, o que gera a sensação de queimação.
Tratamentos naturais
Qualquer tipo de tratamento contra a azia durante a gravidez deve ter acompanhamento médico, mas existem alguns ingredientes naturais que podem ajudar a diminuir a sensação de queimação. A nutricionista Valentina Slaviero listou três truques em seu Instagram:

1. Chás
O simples fato de ingerir água morna contribui para equilibrar a acidez do estômago. Na forma de um chá de hortelã ou camomila, ainda funciona como um calmante natural para o estômago.
2. Gengibre
A nutricionista ressalta que o gengibre não é prejudicial ao feto e tem o poder de facilitar o trânsito intestinal, além de ter efeito anti-inflamatório que combate os incômodos estomacais. Você pode mastigar um pedaço da raiz, fazer um chá ou colocar no suco.
3. Cardamomo
Parente do gengibre, o cardamomo também tem propriedades digestivas por conter fibras que ajudam o intestino e óleos voláteis que evitam o acúmulo de gases, além de ter efeito relaxante no estômago. Pode ser consumido na forma de chá, mas a nutricionista recomenda andar com algumas sementes na bolsa para mastigar sempre que sentir azia ou enjoo.