Doença celíaca em crianças

Diarreia crônica, anemia e perda de peso estão entre os principais sintomas da doença celíaca. Com o organismo intolerante ao glúten, a pessoa celíaca não pode ingerir alimentos como bolos, pizza, pães e massas em geral. De acordo com uma pesquisa publicada na revista BMC Pediatrics, infecções repetidas no início da vida aumentam o risco para a doença celíaca.

Leia também

Veja receitas para quem tem intolerância a glúten 

Febre em bebê e criança pode ser infecção e pede cuidados 

Aprenda a preparar um delicioso petit gateau sem lactose e glúten

O estudo sueco comparou o histórico de saúde de crianças diagnosticadas com a doença celíaca com o de crianças sem a doença e constatou que a idade média de desenvolvimento do problema é aos 11 meses de idade, com diagnóstico cerca de quatro meses depois.

Segundo os pesquisadores, ter três ou mais infecções aumenta o risco da criança desenvolver a intolerância a glúten em 50%. Ter gastroenterite, por exemplo, aumenta o risco em 80%. O risco mais elevado foi observado em crianças que tiveram várias infecções, antes dos seis meses de idade, e que também ingeriram grandes quantidades de glúten, logo após a introdução deste alimento.

Parar a amamentação quando o glúten é introduzido à dieta da criança também aumenta as chances da doença aparecer, segundo a pesquisa.