Você já ouviu falar em lipoaspiração com laser? Esse tipo de cirurgia plástica facilita a retirada de gordura localizada e pode ser uma ótima alternativa para destruir aquele pneuzinho persistente. Conheça tudo sobre ela a seguir.
Leia também
Lipoaspiração ou lipoescultura? Entenda as diferenças
Lipoaspiração: mini-lipo, lipoescultura e mais 5 tipos explicados
Cuidados para uma lipoaspiração segura
Lipo a laser: o que é
O cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco explica que a lipoaspiração a laser é feita como uma lipoaspiração comum, a diferença é que, antes de inserir a cânula que aspira a gordura, o cirurgião introduz um aparelho de laser na camada de gordura do paciente.
Como é feita
Assim como a lipoaspiração tradicional, a lipoaspiração com laser é feita por um cirurgião plástico em centro cirúrgico. A anestesia utilizada costuma ser local com sedação, mas, em casos específicos, pode ser necessária anestesia geral.
Depois de infiltrar a solução de Klein, mistura de soro fisiológico e adrenalina que reduz o sangramento, o médico introduz o laser através da pele até chegar à camada de gordura que será aspirada. A luz emitida pelo aparelho liquefaz o tecido adiposo, o que permite que ele seja mais facilmente retirado pela cânula de lipoaspiração, que entra em seguida.
Vantagens da lipoaspiração a laser
– O laser age fotocoagulando os vasos, o que significa que a técnica tem sangramento reduzido;
– Segundo a literatura médica, o laser faz uma retração tecidual, o que reduz a flacidez da região corporal operada;
– O tempo de cirurgia e, consequentemente, a necessidade de anestesia são menores;
– A recuperação é mais rápida, uma vez que o sangramento é menor e a cirurgia é mais rápida;
– O pós-operatório é menos doloroso.
Lipo a laser dói?
Segundo Alderson Pacheco, a maioria dos pacientes da lipo com laser apresenta dor menor do que as pessoas que optam pela cirurgia tradicional. Isso acontece porque a cirurgia é mais rápida e com menos sangramento.
Contraindicações
Segundo Alderson Pacheco, pacientes que tenham a camada de gordura muito pequena podem mais facilmente ter queimadura de pele.
O procedimento também é contraindicado para pessoas que tenham feito bioplastia, injetando substâncias como o PMMA e o hidrogel. Nesses casos, o calor pode destruir as substâncias anteriormente aplicadas, fazendo com que as células macrófagos as metabolizem e consequentemente gerem uma grave inflamação. “Em situações como essa, pode haver necrose do tecido, pois o corpo tenta eliminar esses produtos”, explica o cirurgião.
Antes de depois da lipoaspiração a laser
Como a lipo tradicional, a lipo a laser pode reduzir de 5% a 7% da gordura corporal. É preciso que o inchaço na região operada diminua para que seja possível ver os resultados, o que pode demorar alguns meses.
Riscos
Além dos riscos de uma lipoaspiração tradicional, como infecção, formação de trombos na corrente sanguínea, alterações na pele da região operada e insatisfação com os resultados, há risco de queimadura da pele.
Para minimizar os riscos, o ideal é procurar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Preço
Por se tratar de uma cirurgia, os preços variam de acordo com os honorários da equipe médica e custos hospitalares, mas, em média, o procedimento em uma região corporal custa de R$ 2.000 a R$ 7.000.