Com morte da Rainha, William herda título de nobreza que o torna um homem ainda mais rico

A morte da Rainha Elizabeth II, na quinta-feira (8), movimentou a linha de sucessão da monarquia britânica. O Rei Charles III – assim agora chamado – assumiu a coroa imediatamente e até se pronunciou à nação.

Consequentemente, o título do Príncipe William, neto da falecida monarca, também mudou. O perfil oficial do Instagram dele e da esposa, Kate Middleton, já se refere ao casal como “Duque e Duquesa da Cornualha e Cambridge”.

Príncipe William recebe novo título

Início das celebrações do jubileu de platina da rainha
Chris Jackson/Chris Jackson Collection/Getty Images

Antes da morte de Rainha, Charles era considerado o Príncipe de Gales e Duque de Cornualha, assim como sua esposa, Camilla Parker, foi a Duquesa de Cornualha.

Ainda será preciso que o Príncipe William aceite o primeiro título do pai. Mas, de qualquer forma, agora ele já tem o título de Duque da Cornualha, que, tradicionalmente vai para o filho mais velho do monarca em questão.

Sendo assim, ele herda a renda do pai do Ducato da Cornualha, ligado diretamente à posse de terras da propriedade privada que fica no sudoeste de uma península da Inglaterra. Historicamente, ela foi estabelecida por Eduardo III em 1337 para dar independência ao seu filho e herdeiro, o Príncipe Eduardo.

Atualmente, a propriedade cobre cerca de 53 mil hectares em 20 condados, compreendendo fazendas agrícolas e pecuárias, residências e comércios, além de florestas, rios e pedreiras.

Britain's Prince William, Duke of Cambridge attends the first annual Royal Foundation Forum on February 28, 2018 in London. / AFP PHOTO / POOL / Chris Jackson (Photo credit should read CHRIS JACKSON/AFP/Getty Images)
GettyImages

É responsabilidade agora do novo Duque da Cornualha administrá-la de forma sustentável em troca de impostos dos moradores.

O lucro do Ducado do último ano, segundo o site oficial, foi de R$ 137.759.350, na cotação atual. Ele também sugere que grande parte da receita sempre foi usada por Charles para apoiar as funções públicas e o trabalho de caridade do restante da família real britânica.

Morte da Rainha Elizabeth II