O chef Erick Jacquin é uma celebridade atualmente, mas já viu sua carreira prestes a afundar
Desde que estreou, em 2014, o “MasterChef” (Band) se firmou como um dos programas culinários de maior sucesso da televisão. O que muitos não sabem, porém, é que o reality cheio de emoções e pratos deliciosos não apenas aumentou a audiência do canal como ainda salvou um dos famosos jurados.
Conheça a história do chef Erick Jacquin e entenda como o programa culinário transformou a vida dele quando ele estava à beira da falência.
Trajetória de Erick Jacquin: da França até restaurante fechado
Erick Jacquin nasceu na França e lá começou sua carreira como chef. Na década de 1990, já com talento culinário reconhecido, veio ao Brasil para comandar um restaurante em São Paulo. Ao longo dos anos, conquistou respeito do público e da crítica especializada com seu trabalho.
Em 2004, Jacquin decidiu abrir o próprio restaurante, o Le Brasserie. Durante 9 anos, o estabelecimento foi considerado um dos melhores e mais premiados restaurantes do País, rendendo a Jacquin vários títulos de Chef do Ano.
Mesmo com todo o prestígio, porém, o restaurante passou a ter problemas financeiros e, em 2013, acumulava uma dívida que beirava R$ 3 milhões. O chef teve então de tomar a difícil decisão de fechar o estabelecimento.
De acordo com o cozinheiro, o Le Brasserie fechou não pela qualidade do serviço oferecido, mas pela dificuldade em mantê-lo em uma área nobre da capital paulista. “Fechei porque não tinha clientes o suficiente. Decidi fechar antes que começassem a falar que a comida era ruim”, explicou.
Jacquin conta que mais de 90 pessoas trabalhavam no restaurante na época, o que contribuiu para o aumento da dívida milionária que culminou no fechamento do negócio.
Jacquin deu a volta por cima com o “MasterChef”
Totalmente falido, Jacquin não acreditava mais que pudesse se reerguer. A luz no fim do túnel, no entanto, viria da possibilidade de apresentar um programa de TV. O chef fez testes para “Pesadelo na Cozinha” e estava tudo certo para ele comandar a atração, mas o projeto acabou engavetado na época.
Graças a esse primeiro teste, porém, Jacquin foi convidado pouco tempo depois para participar do “MasterChef”. Ele aceitou a proposta de imediato e, atualmente, reconhece o papel importantíssimo do reality em sua carreira. “Com o ‘MasterChef’ eu nasci de novo”, chegou a dizer.
Após a estreia do programa, a popularidade do chef disparou. Com isso, ele começou a fazer propagandas, dar consultorias em restaurantes e, assim, conseguiu sanar grande parte das dívidas.
Hoje, Jacquin é chef-consultor e comanda diversos estabelecimentos que vão da culinária francesa ao café da manhã. Ele está à frente do Président, do Lvtetia (com o Bar Secreto do Vaticano em seu subterrâneo), do Ça-Va, do Ça-Va Caf e do Steak Bife.
Tudo isso vem, é claro, junto da carreira na TV. Além de apresentar o bem-sucedido “MasterChef Brasil”, ele também fica à frente do “Pesadelo na Cozinha”, reality anteriormente engavetado que ganhou uma nova chance graças ao apelo de Jacquin ao público. Por fim, o chef ainda assina uma linha de produtos e faz eventos e palestras em todo o país.