Como o “MasterChef” salvou Jacquin da falência: “Nasci de novo”

por | set 30, 2020 | Comportamento

Desde que estreou, em 2014, o “MasterChef” se firmou como um dos programas culinários de maior sucesso da televisão. O reality repleto de momentos emocionantes e, claro, pratos deliciosos, não apenas aumentou a audiência da Band como também salvou um de seus participantes: o renomado chef Erick Jacquin.

Como Jacquin deu a volta por cima com “MasterChef”

mini:

Erick Jacquin nasceu na França e lá começou sua carreira como chef. Na década de 1990, já com talento culinário reconhecido, veio ao Brasil para comandar um restaurante em São Paulo. Ao longo dos anos, conquistou respeito do público e da crítica especializada com seu trabalho.

Em 2004, Jacquin decidiu abrir o próprio restaurante, o Le Brasserie. Durante 9 anos, o estabelecimento foi considerado um dos melhores e mais premiados restaurantes do país, rendendo a Jacquin vários títulos de Chef do Ano.

Mesmo com todo o prestígio, o restaurante passou a ter problemas financeiros e, em 2013, acumulava uma dívida que beirava R$ 3 milhões. Jacquin, então, teve que tomar a difícil decisão de fechar o estabelecimento.

De acordo com o chef, o Le Brasserie fechou não por conta da qualidade do serviço oferecido, mas pela dificuldade de mantê-lo em área nobre da capital. “Fechei porque não tinha clientes o suficiente. Decidi fechar antes que começassem a falar que a comida era ruim”, explicou.

Jacquin conta que mais de 90 pessoas trabalhavam no restaurante na época, o que contribuiu para o aumento da dívida milionária que fez com que o negócio fechasse.

Totalmente falido, Jacquin não acreditava mais que pudesse se reerguer. A luz no fim do túnel viria de uma possibilidade de apresentar um programa de TV. O chef fez testes para “Pesadelos na Cozinha” e estava tudo certo para ele comandar a atração. O projeto, no entanto, foi engavetado.

Mas graças a esse primeiro teste, Jacquin seria convidado, pouco tempo depois, para participar do “Masterchef”. Ele aceitou a proposta de imediato e, hoje, reconhece: “com o ‘MasterChef’ eu nasci de novo”.

Com a estreia do programa, a popularidade do chef disparou. Ele começou a fazer propagandas, a dar consultorias em restaurantes e, assim, conseguiu sanar grande parte das dívidas.

Hoje, Jacquin é chef-consultor de outros restaurantes, além de apresentar o bem-sucedido “Masterchef Brasil” e, também, o “Pesadelos na Cozinha”, reality que havia ficado para trás e ganhou nova chance graças ao apelo de Jacquin junto ao público. O chef ainda assina uma linha de produtos e faz eventos e palestras em todo o país.

A intimidade do chef Erick Jacquin