Ivete faz relato sincerão e belo sobre a menopausa: “Sempre vi meu corpo com um olhar gentil”

por | fev 28, 2023 | Empoderamento

Aos 50 anos, Ivete Sangalo é um exemplo de carisma, vitalidade e empoderamento – algo que ficou ainda mais claro recentemente após a entrevista que a cantora deu ao próprio marido, Daniel Cady.

Em uma live publicada no canal do nutricionista no YouTube, ela falou sobre o início da menopausa e sobre etarismo, deixando bem claro que idade é apenas um número – e, é claro, nada limitante.

Ivete faz relato sincero e empoderado sobre menopausa

Reprodução/YouTube/Daniel Cady

Em uma live na qual foi entrevistada pelo marido, Daniel Cady, Ivete Sangalo falou recentemente sobre estar passando pela menopausa. Aos 50 anos, a cantora segue um grande exemplo de força e energia – e, segundo ela, a menopausa está sendo um “divisor de águas como tantos outros que existem.

Sincerona, ela lembrou que a menopausa não passa de uma fase natural, e que não faz sentido julgar alguém – especialmente mulheres – pela idade (atitude conhecida como etarismo).

“Quando falo que tenho 50 anos, é como se eu estivesse contando uma história sobre um ‘eu’. Mas nada do que sinto tem a ver com a ‘regra’ de que tenho essa idade. […] Aos 20, 30 e 40 anos, temos medos diferentes. E entendi que, mesmo assim, temos que aproveitar e viver”, pontuou.

Para Ivete, o incômodo com a menopausa é tão normal quanto o que algumas mulheres têm com o ato de menstruar, por exemplo, além de ser fruto de uma ideia machista.

“Você perde um incômodo e ganha outro. A vida é assim. O problema é que a gente foi criada para calcular a vida a partir dos 50. Em algum momento entendeu-se que a mulher teria de viver outros propósitos [a partir desta idade]. Um homem de 50 não vive os mesmos temores que uma mulher. A sociedade foi toda manifestada a partir de como mulheres devem se comportar em benefício deles. Você vê que nenhum corpo é geometricamente igual ao outro e mesmo assim fomos educados para julgar”, afirmou a cantora para o companheiro.

Além disso, Ivete deixou também uma mensagem de autoestima e autocuidado. “Sempre vi meu corpo com um olhar mais gentil, porque o corpo vai envelhecer, mas como eu estou envelhecendo? Como os anos estão passando para mim? Estão muito preocupados com os anos que estão chegando [em vez de] nos nos que estão passando. O corpo é um ambiente que você vai usufrur”, pontuou.

Empoderamento