https://www.instagram.com/p/CWEok5xLblB/
Na última quinta-feira (7), Anitta revelou que foi diagnosticada com endometriose. No Twitter, a cantora falou que conviveu com dores pélvicas por cerca de nove anos, apesar de ter passado por diversos médicos, que, segundo ela, nunca pediram exames mais específicos.
Ela aproveitou para alertar as mulheres que a seguem sobre o perigo da doença e a necessidade da busca por especialistas até que seja encontrado aquele que, de fato, resolva o problema.
Anitta é diagnosticada com endometriose
https://www.instagram.com/p/CYf7ezquR0W/
A cantora contou sempre sentir muita dor após o ato sexual, chegando a acreditar sofrer de cistite, uma inflamação na bexiga, após muitos exames ao longo da vida.
Contudo, ao acompanhar o pai no hospital recentemente, fez novas coletas para entender melhor sobre o incômodo. Mais uma vez, o resultado foi incoerente com o diagnóstico de cistite, que normalmente acusa a existência de bactérias no organismo.
“Pela milionésima vez, não tem bactéria. Nunca teve em nenhum dos exames”, lembrou, na sequência de postagens.
A doutora que a atendeu na ocasião foi a única a pedir um exame de ressonância magnética e o diagnóstico, depois confirmado com outro especialista, foi o de endometriose.
Anitta, por sua vez, lamentou ter convivido com as dores pélvicas por tanto tempo sem realmente saber o que era, atribuindo o fato à negligência com a saúde feminina.
https://www.instagram.com/p/Caibn7BOHJb/
“Nove anos dessa novela e eu já tentei de tudo que todos os tipos de médicos falaram. Todas as dicas, conselhos, técnicas que eles deram ou do Google, também já tentei (…) Porém nunca me pediram uma ressonância”, desabafou.
A cantora já agendou a cirurgia necessária para o seu caso. Para concluir o relato, fez um chamado para que a saúde das mulheres seja de igual prioridade a todos, além da maior disseminação de informações sobre os temas.
https://www.instagram.com/p/CRcSPSzN-N2/
“Enfim… Minha cirurgia está marcada, e aqui fica meu apelo por mais informações para as mulheres. Mais acesso, mais interesse geral em cuidar do corpo feminino para que a gente possa ser livre e consiga se cuidar”, apontou.
Qual o tratamento para a endometriose?
A doença, de acordo com ginecologista Carolina Curci, afeta os tecidos uterinos e causa alterações no ciclo menstrual, envolvendo dores fortes e até problemas de fertilidade. “Ela acomete de 30 a 35% das mulheres em idade reprodutiva”, explica.
O tratamento de controle pode acontecer a partir da interrupção da menstruação e hormônios injetáveis ou não, mas a cura só é possível com uma indicação de cirurgia, como no caso de Anitta.
“A operação retira todos os focos. Atualmente, a mais moderna é a cirurgia robótica. Precisamos falar, e não se assustar se for preciso passar por uma”, afirma a especialista.