Uma boa forma de fazer as crianças comerem alimentos saudáveis é montar lanches e pratos divertidos, em forma de animaizinhos, por exemplo. Pensando nisso, o chef francês Roland Villard criou um cardápio lúdico para estimular a criançada a comer melhor.
"Massagem Kids" é um tratamento voltado especificamente para crianças entre 0 e 10 anos e que tem o objetivo de melhorar a saúde física e mental dos pequenos.
Seu filho passa horas na brinquedoteca do seu prédio, mas você fica insegura se é saudável ficar tanto tempo neste espaço? Ou, ainda, tem dúvidas sobre se deve deixá-lo sozinho com os amiguinhos sem a sua supervisão? A psicopedagoga Maria Teresa Messeder Andion tira essas e outras dúvidas para deixá-la mais tranquila.
Nasce o primeiro filho, ele recebe todas as atenções e paparicos, não tem que dividir nada com ninguém e sempre vai encontrar alguém para satisfazer as suas vontades. Tudo vai muito bem até que a família recebe um novo integrante, a rotina da casa inteira muda e, claro, quem chegou primeiro sente aquela pontinha de ciúmes. E agora, como lidar com essa situação?
Quem disse que querer estar sempre bonita é exclusividade para gente grande? As pequenas também gostam de cuidar dos cabelos, se vestir bem e caprichar na maquiagem. De acordo coma a maquiadora infantil do salão Corte Kids, em São Paulo, Alessandra Batista, não há problema algum em maquiar as meninas todos os dias para ir à escola. "Desde que seja um produto especial para crianças, que pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos de beleza", completa.
Muitas crianças têm tantas atividades que mais parecem pequenos executivos. Mal saem da escola e correm para a aula de natação, em seguida vão ao curso de inglês e fecham o dia fazendo as lições de casa. "Há pessoas que incentivam os filhos a se preparar para a vida como se fosse uma grande competição, levando-os à exaustão", observa Maria Cecília Rodrigues de Oliveira, educadora, psicóloga e editora dos livros "Agora Sistema de Ensino" e do "Ético Sistema de Ensino", da Editora Saraiva.
O fim de semana foi divertido. Você e seu filho brincaram à beça e agora têm que devolver tudo para os seus devidos lugares. Além de deixar a casa arrumada, a criança adquire o hábito da organização no dia a dia. Vale lembrar que se o seu quarto e os outros cômodos da casa não estiverem sempre arrumados, ficará mais difícil de o pequeno entender a importância da organização.
Preparar uma criança para o futuro é também, desde cedo, ensiná-la a lidar com o dinheiro. "A partir dos quatro anos, já é possível passar, de forma prática, noções básicas de economia como: não deixar a luz acesa ao sair do quarto, desligar a TV quando não estiver assistindo, desligar a torneira ao escovar os dentes, desligar o chuveiro quando for se ensaboar", enumera Thiago Dias Quintino, educador financeiro e fundador do projeto Projeto Educar Finanças e assistente social Centro de Atenção Psicossocial (CAPSII).