Na última terça-feira (20), Larissa Manoela revelou que foi diagnosticada com a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), um distúrbio hormonal que muda o processo de ovulação e leva a formação de cistos.
A atriz também tem endometriose. Em seu Twitter, ela contou que está confiante sobre o tratamento que encontrará para as doenças.
Larissa Manoela é diagnosticada com síndrome do ovário policístico
“Ontem, através de um ultrassom detalhado, eu descobri que, além de endometriose, eu tenho também ovário policístico. Não é fácil ser mulher”, desabafou na publicação.
Ontem através de um ultrassom detalhado eu descobri que além de endometriose eu tenho também ovário policístico. Não é fácil ser mulher. O diagnóstico positivo assusta e confesso dar uma desestabilizada. Mas tô certa de que vou encontrar o melhor tratamento pra ambas as doenças!
— Larissa Manoela ♥️ (@larimanoela) September 20, 2022
No Instagram, Larissa Manoela reiterou a importância dos exames periódicos, já que foi assim que soube da síndrome do ovário policístico (SOP).
“Por que não usar minha influência para conscientizar mulheres inteligentes e poderosas a escutarem o próprio corpo?”, garantiu ela no vídeo.
https://www.instagram.com/p/CiwIV-mo8uX/
De acordo com a obstetriz Mariana Betioli, especialista em saúde íntima, a SOP é uma causa muito frequente de infertilidade.
“Isso acontece porque a mulher pode não ovular com tanta frequência. A obesidade é outra condição que costuma acometer quem tem a doença, e isso também afeta as chances de engravidar”, explica.
Entre os sintomas para identificar a SOP, estão:
- Menstruação irregular;
- Aumento de pelos no rosto e costas;
- Pele mais oleosa e acneica;
- Aumento do apetite.