Atriz fala abertamente sobre viver com transtorno que a faz cobrir os espelhos de casa

por | maio 25, 2022 | Saúde e bem-estar

https://www.instagram.com/p/CclGuoDOfLM/

A atriz e cantora Dove Cameron, aos 26 anos, usou o Instagram recentemente para abrir o coração sobre sua luta diária contra a disforia de imagem e depressão.

Não só para desabafar sobre os transtornos que a impedem ter autoconfiança para “mostrar-se” ao mundo, mas a publicação também foi feita para inspirar outras mulheres que passam pelo mesmo que a ex-prodígio da Disney.

Disforia de imagem

https://www.instagram.com/p/CaNyslwvhSm/

A publicação de Dove contou com várias fotos de si mesma com os olhos marejados. O choro tem sido diário ultimamente, segundo ela, assim como o ato de cobrir os espelhos da sua casa.

Uma vez que a disforia de imagem seja um desconforto emocional que surge como resposta a um acontecimento negativo ou frustrante em relação à aparência física, Dove conta que, apesar de amar o que ela é em essência, ainda sente que não tem uma “permissão” para viver como gostaria.

Na cabeça da artista norte-americana, é como se o “eu” interior e a “identidade” que ela mostra ao mundo fossem conceitos separados – o que causa confusão em seus sentimentos.

“Quando este sofrimento psíquico aparece como um episódio depressivo ou de ansiedade, o tratamento medicamentoso com uma psicoterapia deve ser indicado”, pontua Carolina Hanna, psiquiatra do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

No entanto, a disforia ainda pode transitar para a dismorfobia de imagem, sendo potencialmente mais grave ao distorcer quase que por completo a percepção corporal de si mesmo.

Por mais que reconheça que a “cura” seja mais fácil na teoria do que na prática, a intenção de Dove é também abrir espaço para uma rede de apoio e acolhimento para todas as mulheres que se identificarem.

Veja abaixo:

Saúde