Tratando tumor, Simony lista 7 cuidados para ter com o emocional de pacientes com câncer

por | set 26, 2022 | Saúde e bem-estar

Enfrentando o diagnóstico de um câncer intestinal, Simony recentemente publicou no Instagram um “manual” com dicas que ajudam a lidar melhor com pessoas que estão na mesma situação que ela.

A cantora de 46 anos, que até tem usado laces durante o tratamento, reiterou a importância do apoio de familiares e amigos, e aconselhou sobre como lidar com os pacientes.

Como acolher pacientes com câncer?

“Saber o que falar ou o que fazer para dar apoio a um paciente com câncer não precisa ser um desafio”, garantiu ela no início do post, que seguiu com uma lista de sete itens.

Simony também ressaltou que, apesar do diagnóstico costumar ser devastador, a cura também pode vir do outro durante o cotidiano.

Veja abaixo:

1 – “Pergunte como ela se sente (e se quer falar sobre. O diálogo é uma ótima ferramenta no apoio emocional).”

2 – Pergunte se pode fazer algo para ajudar com a casa e com as crianças. “Só se ofereça se realmente for ajudar, o sentimentos já estão bem confusos e difíceis.”

3 – “Demonstre que ela pode contar com você, não que está sendo um fardo.”

4 – Passe seu tempo com a pessoa. “Ter um amigo sempre ao nosso lado deixa a vida mais leve, isso é um fato.”

5 – Evite a sobrecarga de informações. “Por melhores que sejam as intenções, determinados assuntos podem ser muito negativos para um paciente com câncer, como comparações ou questionamentos.

Nenhum tratamento é igual ao outro, portanto, não faça comparações. Além disso, evite fazer com que a pessoa se sinta culpada por não estar no melhor momento.”

6 – Não dê conselhos, dê motivação. “Uma pessoa diagnosticada com câncer precisa de encorajamento e acolhimento, não de conselhos.”

7 – Seja paciente. “Assim como você, a pessoa com câncer não sabe como lidar com a doença e pode acabar se frustrando e projetando esse sentimento em você.”

Saúde